Variação da temperatura de superfície na cota do pedestre na Avenida XV de Novembro, São Carlos-SP, Brasil
PDF

Palavras-chave

forma urbana
micro clima
termômetro infravermelho
clima urbano
espaços livres

Como Citar

NEVES, G. Z. de F.; FELÍCIO, R. A.; MACEDO, S. S. Variação da temperatura de superfície na cota do pedestre na Avenida XV de Novembro, São Carlos-SP, Brasil. Revista de Morfologia Urbana, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 31–40, 2017. DOI: 10.47235/rmu.v3i1.15. Disponível em: https://revistademorfologiaurbana.pnum.org/index.php/rmu/article/view/15. Acesso em: 15 dez. 2024.

Resumo

Este trabalho procurou verificar a variabilidade dos fluxos de energia de grande comprimento de onda na superfície do solo e edificações de São Carlos, uma cidade tropical de altitude de porte médio. A metodologia fundamenta-se na utilização de um termômetro digital infravermelho fixado em um tripé, com a aferição manual de pontos cardeais e colaterais nas angulações de 10º, 0º, em diversas classificações do uso do solo urbano definidas pelo Laboratório Quadro do Paisagismo do Brasil - QUAPÁ. Realizaram-se seis experimentos de campo ao longo de uma via na cidade de São Carlos-SP em episódio climático representativo de inverno. Os resultados revelaram que as temperaturas de superfície superaram 50ºC enquanto que a temperatura do ar limitou-se a 25,9ºC.

https://doi.org/10.47235/rmu.v3i1.15
PDF

Referências

Barbosa, R. V. (2009) ‘Estudo do campo térmico urbano de São Carlos (SP): análise da intensidade da ilha de calor urbano em episódio climático de verão’, Tese de Doutoramento não publicada, Universidade de São Paulo, Brasil.

Brandão, A. M. P. M. (2003) ‘O clima urbano na cidade do Rio de Janeiro’ em Monteiro, C. A. F. e Mendonça, F. (org.) Clima urbano (Contexto, São Paulo) 121-53.

Campos, A. C.; Galender, F.; Macedo, S. S.; Queiroga, E. F.; Custódio, V.; Akamine, R.; Degras, H. N. e Meyer, J. (2013) ‘Os espaços livres na constituição da forma urbana brasileira’ em Pinto, N. e Almeida A. (eds.) Portuguese Network of Urban Morphology (Coimbra, FCTUC) 364-7.

Devescovi, R. C. B. (1985) Urbanização e acumulação. Um estudo sobre a cidade de São Carlos. Tese de Mestrado não publicada, Fundação Getúlio Vargas, Brasil.

Donoso, V. G. e Queiroga, E. F. (2012) ‘A região de São Carlos-SP na contemporaneidade: características, tendências, conflitos e potencialidades’ em Campos, A. C.; Queiroga, E.; Galender, F.; Degras, H.; Akamine, R.; Macedo, S. e Custódio, V. (orgs.). Quadro dos sistemas de espaços livres nas cidades brasileiras (São Paulo, FAUUSP) 270-84.

Dozena, A. (2001) São Carlos e seu desenvolvimento, Tese de Mestrado não publicada, Universidade de São Paulo, Brasil.

Fabbro Neto, F. (2010) Avaliação Ambiental Estratégica para Planos de Uso e Ocupação do Solo, Tese de Mestrado não publicada, Universidade de São Paulo, Brasil.

Ferrari, A. L. (2012) Variabilidade e tendência da temperatura e pluviosidade nos municípios de Pirassununga, Rio Claro, São Carlos e São Simão (SP), Tese de Doutoramento não publicada, Universidade de São Paulo, Brasil.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010) Censo Demográfico 2010 (http://cod.ibge.gov.br/H6Q) consultado em 2 de Novembro de 2013.

Lima, R. P. (2007) O processo e o (des)controle de expansão urbana de São Carlos (1857-1977). Tese de Mestrado não publicada, Universidade de São Paulo, Brasil.

Macedo, S. S. (2010) Os sistemas de espaços livres e a constituição da esfera pública contemporânea no Brasil (São Paulo, QUAPÁ).

Machado, A. J. (2009) Distribuição espacial do fluxo radiativo em ondas longas na Região Metropolitana de São Paulo. Tese de Doutoramento não publicada, Universidade de São Paulo, Brasil.

Marques, E. N. (1985) Tipologias ambientais para o adensamento urbano. Tese de Mestrado não publicada, Universidade de São Paulo, Brasil.

Monteiro, C. A. F. (1973) A dinâmica climática e as chuvas no Estado de São Paulo (Instituto de Geografia da USP, São Paulo).

Neves, G. Z. F. (2014) Variabilidade da radiação em ondas longas em uma cidade de porte médio: experimentos nos espaços livres em São Carlos-SP, Tese de Mestrado não publicada, Universidade de São Paulo, Brasil.

PMSC, Prefeitura Municipal de São Carlos (2003) Conferência Municipal da Cidade (PMSC, São Carlos).

Vecchia, F. A. S. (1997) Clima e ambiente construído, Tese de Doutoramento não publicada, Universidade de São Paulo, Brazil.

Voogt, J. A. e Oke, T. R. (1997) ‘Complete urban surface temperatures’, Journal of Applied Meteorology 36, 1117-32.

Os direitos autorais permanecem com os autores, que autorizam a Revista de Morfologia Urbana a publicar o artigo sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC-By).

Downloads

Não há dados estatísticos.